Ir para o conteúdo

Manipulação de medicamentos: o que é e como funciona?

Não raro, médicos, dentistas, enfermeiros e até mesmo veterinários recomendam a manipulação de medicamentos para determinados tratamentos.

Isso significa que, em vez de ir a uma farmácia convencional e sair com o produto pronto, o paciente deverá encomendá-lo em uma farmácia de manipulação, que então irá preparar, formular, misturar e criar o medicamento.

À primeira vista, pode parecer pouco lógico recorrer à manipulação de medicamentos, visto que a indústria farmacêutica a cada dia cria novos fármacos. Entretanto, a prática faz total sentido: é com ela que o farmacêutico pode preparar uma dosagem única ou personalizada para um paciente específico para resolver um problema específico.

 

Entenda as principais diferença entre a manipulação de medicamentos e a industrialização de fármacos

Ao contrário do que muita gente acredita, a manipulação de medicamentos não pressupõe somente compostos naturais. Eles podem ter a mesma substância ativa dos industrializados, mas feitos sob medida. Além do componente, é possível também escolher a via de administração do medicamento que mais se adapte às necessidades do paciente: cápsula, pastilha, gel, pomada.

Isso é interessante, por exemplo, para bebês e idosos, que podem necessitar de doses muito pequenas ou ter dificuldade para engolir. Outro caso em que a manipulação de medicamentos é bastante utilizada é para animais de estimação, que podem necessitar de remédios que existem no mercado industrializado, mas com vias de administração específicas. Veja a seguir outras diferenças entre medicamentos manipulados e industrializados:

 

  • Assim como os industrializados, os medicamentos manipulados são confiáveis e eficazes. A principal diferença é a forma de fabricação, como há de se supor. Enquanto os medicamentos industrializados são fabricados em larga escala, com maquinários e fórmulas fechadas, o manipulado é feito de forma artesanal, pois a fórmula é fabricada pelo farmacêutico de acordo com a prescrição na receita.
  • Além disso, a manipulação de medicamentos pode ajudar a torná-los mais em conta. Geralmente, dependendo das fórmulas prescritas, chegam a ser de 40 a 50% mais baratos que os industrializados, com a mesma qualidade e eficiência. O prazo de validade, porém, costuma ser bem mais curto.
  • E, finalmente, todas as informações sobre o medicamento manipulado estarão no rótulo do produto, especificando a dosagem, o período de tratamento, e indicando o nome do paciente, o que previne riscos como a troca ou o consumo inadequado por outras pessoas.

 

Conheça as regras a serem seguidas por uma farmácia de manipulação de medicamentos

Para que uma farmácia possa efetuar a manipulação de medicamentos legalmente, precisa cumprir ao menos 200 exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Regional de Farmácia do estado em que está localizado.

Por isso, o consumidor deve ficar atento ao buscar uma farmácia de manipulação. É importante verificar se a loja possui os documentos da Anvisa e do CRF, além do alvará da Vigilância Sanitária local. Eles devem estar expostos e dentro do prazo de validade. Também é bom certificar se existe um farmacêutico no local, pois ele é o responsável por dar as orientações para a fabricação correta do medicamento.

Role para cima