Ir para o conteúdo

Com a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, tivemos que adaptar nossa rotina à nova realidade. Entre as medidas de prevenção, recomenda-se higienizar as mãos com mais frequência e sair de casa apenas em casos de necessidade, sempre mantendo o distanciamento social, e fazendo uso das máscaras, descartáveis ou reutilizáveis.

clínico, corona, coronavírus

Evitando a contaminação

Hoje sabemos que a principal via de transmissão do vírus é pelo contato com partículas de saliva liberadas durante a fala. Levando em conta que mesmo as pessoas infectadas sem sintomas podem transmitir o vírus, a recomendação é que todos usem máscaras para sair às ruas.

 

Mas atenção, a recomendação não vale para crianças com menos de dois anos. Por terem as vias aéreas mais estreitas, podem ter dificuldades para respirar e correr riscos de sufocamento. O ideal é que as crianças pequenas não saiam de casa. Contudo, em casos de extrema necessidade, devem sair sem máscara e o adulto deve certificar-se de que a criança não irá tocar em nada, e obviamente manter a distância segura das demais pessoas.

O que você precisa saber sobre o uso das máscaras

Você pode comprar sua máscara reutilizável (há máscaras nas mais variadas cores e estampas) de preferência incentivando a economia local, comprando de pequenos negócios. Você também pode fazer máscaras reutilizáveis em casa. Os tecidos mais indicados são algodão, tricoline e TNT, com duas ou três camadas de pano. Colocar pelo menos duas camadas é importante para fazer uma barreira física eficiente para impedir a contaminação. É muito importante, ainda, que o elástico se adapte ao tamanho do rosto e se encaixe perfeitamente atrás das orelhas, sem causar desconforto.

apólice, atendimento, bomboneria

Principais tipos e como utilizar

É importante também lembrar que a máscara só cumprirá sua função de proteger da contaminação pelo coronavírus caso seja utilizada corretamente. A máscara deve cobrir o nariz e a boca (não use no queixo, nem retire ao falar!) e não pode ter uma grande folga entre o tecido e a face. Quando estiver fora de casa, evite tocar a máscara ou ajeitá-la ao rosto. Antes de sair, assegure-se que a máscara está bem ajustada e confortável.

 

As máscaras também podem ser no estilo face shield, confeccionadas em acetato. Nesse caso, elas devem ser higienizadas com água e sabão ou com álcool em gel a 70%.

 

As máscaras reutilizáveis devem ser usadas por um período máximo de duas horas. Para retirá-la com segurança, segure apenas na parte do elástico. Deixe de molho por meia hora em uma mistura de água com água sanitária. A proporção correta é 10 ml de água sanitária para meio-litro de água.

 

Quem prefere usar as máscaras descartáveis, continua valendo a regra de trocá-las a cada duas horas. Para descartar a máscara de maneira apropriada, antes de jogá-la na lixeira coloque-a em uma sacola plástica e amarre bem. Tal medida é muito importante para evitar a possível contaminação de superfícies na sua casa. Descartar corretamente a máscara também é um ato de responsabilidade social, visando diminuir o risco de contaminar catadores ou profissionais da limpeza urbana.

 

O uso de máscaras é extremamente importante, porém, continuam valendo todas as demais medidas de prevenção à Covid-19. Respeite as normas de combate a pandemia das autoridades sanitárias da sua região.

Deixe seu Comentário





Role para cima