Ir para o conteúdo

Entre assistir às notícias a cada hora e gastar muito tempo nas mídias sociais, é fácil se perder no barulho do que está acontecendo ao nosso redor. Você não está sozinho nesta situação. Se você estiver em quarentena, existem algumas coisas simples que você pode fazer para proteger sua saúde mental, além de sua saúde física.

 

Quarentena é o período em que alguém fica em casa. Hoje, é o passo necessário no distanciamento social para “achatar a curva” ou diminuir a taxa de infecção pelo coronavírus. Já o isolamento ocorre quando alguém que foi infectado é isolado para impedir a propagação do vírus a outras pessoas.

 

Independentemente da situação em que você se encontra, lembre-se de que cuidar de si fisicamente, mentalmente e emocionalmente desempenha um papel importante em sua saúde geral. Foi demonstrado que um período de apenas duas semanas em quarentena pode estar associado a sérios problemas de saúde mental, que podem incluir:

 

  • Sintomas do transtorno de estresse pós-traumático;
  • Depressão;
  • Confusão;
  • Raiva;

2019-ncov, adolescente, aluno

Como praticar o autocuidado durante uma quarentena

É comum e completamente normal sentir-se assustado e estressado durante uma pandemia. Reservar um tempo para se afastar do excesso de informações e se concentrar em si mesmo pode ajudar a aliviar esses sentimentos. Confira 8 dicas para cuidar da sua saúde nesse período a seguir:

1.   Encontre tempo para relaxar

Encontre tempo para as coisas que te fazem feliz. Passe algum tempo lendo, escrevendo, tricotando, arrumando, pintando, meditando ou fazendo ioga. Em suma, fazendo o que você quiser, sem obrigações.

Se você gosta de cozinhar, planeje refeições para os próximos dias e prepare pratos saudáveis ​​para você e todas as pessoas que estão com você, usando o que tem em casa. Isso também testará sua criatividade e o ajudará a combater o tédio. Mas se você estiver doente, deixe a cozinha para outra pessoa.

2.   Exercícios para promover a boa saúde

Se você estiver todo o tempo em casa, reserve um período do dia para se movimentar um pouco. Existem muitos vídeos de exercícios gratuitos que você pode fazer em casa e testes gratuitos em aplicativos que você pode baixar no seu telefone.

Mas primeiro pergunte ao seu médico se você tiver dúvidas sobre sua capacidade de se exercitar com segurança e considere inicialmente exercícios de baixo impacto.

Exercícios de qualquer tipo ajudam a fortalecer o sistema imunológico. E, além disso, é também uma ótima ferramenta para gerenciar a ansiedade e o estresse e ajudará você a passar o tempo durante o dia.

3.   Pratique a meditação

O conceito de consciência do momento presente, estar no “aqui e agora”, é cada vez mais popular e agora é um ótimo momento para experimentá-lo. Apenas cinco minutos de meditação por dia podem ajudá-lo a restaurar sua mente e perspectiva.

Os exercícios de meditação e respiração podem ajudar a diminuir o ritmo cardíaco e a limpar a mente. Se praticado regularmente, pode amortecer os efeitos do estresse e ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Mas você não precisa ter consciência meditativa se isso não funcionar para você. Tomar banho ou ler um livro, evitando estar nas mídias sociais, ajuda a clarear sua mente e relaxar.

4. Faça pausas nas notícias

Dar pausas nas notícias e mídias sociais ajuda você a se distanciar, mesmo que por pouco tempo, do que está acontecendo e evitar ser sobrecarregado. Quando você passa algum tempo realizando outra atividade, está se retirando automaticamente da enxurrada de notícias que podem ser difíceis de evitar.

5. Organize suas refeições

Outra chave é o planejamento. Assim, com antecedência, podemos olhar para novas receitas e também comprar apenas o que precisamos. É uma boa oportunidade para procurar receitas com legumes, por exemplo.

6. Vitamina d

Durante a quarentena é essencial monitorar o consumo de zinco e vitamina D, pois esse último déficit é muito frequente devido ao nosso estilo de vida (poucas atividades e jogos ao ar livre) e isso é essencial para o nosso sistema imunológico.

7. Mude de posição

Se você trabalha em casa, tente mudar sua postura e alternar sua posição em pé (púlpito ou mesa alta) com as horas em que está sentado.

 

8. Lembre-se do porquê

Lembre-se do porquê que você está praticando isolamento ou quarentena. Recorde-se que você está ajudando a manter não apenas a você mesmo em segurança, mas a todos os amigos, pais e outras pessoas com quem nos preocupamos, que podem ser as mais vulneráveis. Além, evidentemente, de toda a sociedade.

 

afro-americano, bonita, bonitinho

 

 

Deixe seu Comentário





Role para cima