Ir para o conteúdo

Osteoporose: o que é e como se prevenir?

osteoporose

Ossos saudáveis e fortes estão longes da realidade de muitas pessoas que convivem com a osteoporose, doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, segundo a fundação Internacional de Osteoporose (IOF, sigla em inglês).  Definida como a perda acelerada de massa óssea, a doença acontece durante o envelhecimento e provoca a baixa absorção de minerais e cálcio.

 

A incidência do problema acontece principalmente entre as mulheres, sendo elas três em cada quatro pacientes com osteoporose, principalmente aquelas que estão na pós-menopausa porque, após o período fértil, homens e mulheres diminuem a produção dos hormônios estrogênio e testosterona, que atuam para o fortalecimento dos ossos.

 

Para evitar desenvolver a doença que deixa os ossos porosos, alguns hábitos saudáveis precisam ser criados. Quer saber como se prevenir desse problema? Continue a leitura e confira 5 dicas.

 

5 dicas para se prevenir da osteoporose

 

Geralmente, as pessoas que têm mais chances de desenvolver osteoporose são: mulheres na menopausa; pessoas com histórico familiar da doença; pessoas brancas ou asiáticas. Mas mesmo quem não está no grupo de risco precisa tomar cuidados preventivos.  Confira alguns dos mais importantes para prevenir a doença:

 

Pratique atividades físicas regularmente

Exercícios que atuam no combate a perda óssea, como caminhadas, musculação e danças, são ótimos exercícios. Já as atividades de alto impacto, como corrida e flexão, não são indicadas pois podem causar fraturas.

 

Tomar sol de forma correta

É preciso tomar sol todos os dias nos horários corretos para ativar a vitamina D. Esses horários são preferencialmente entre 10h e 12h, sem protetor solar e por no máximo 20 minutos.

 

Seguir dieta rica em cálcio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 1000 mg de cálcio diariamente. Por isso, inclua no cardápio alguns alimentos como castanhas, sardinha, queijos, iogurtes, feijão, entre outros.

 

Não fumar e evitar o consumo de álcool

O cigarro e a bebida alcoólica possuem componentes que agem no organismo diminuindo as reservas de cálcio.

Fazer exame de densitometria óssea

Mulheres a partir da menopausa devem fazer esse exame periodicamente para agir preventivamente. Converse com seu médico e saiba quando fazê-lo.

 

Ter um acompanhamento médico para saber o que fazer, tirar suas dúvidas e obter mais informações é fundamental para cuidar da sua saúde como um todo. Cuide de você e previna-se contra a osteoporose seguindo essas dicas.

Gostou? Comente aqui embaixo sua opinião e confira mais novidades na página de posts http://www.farmaciahygia.com.br/blog/.

Role para cima