Ir para o conteúdo

Equilíbrio emocional para enfrentar emoções difíceis

Você já assistiu o filme Divertida Mente? Apesar de ser uma animação e muitas pessoas acharem que por isso é um filme infantil, não se engane! A trama pode ser muito interessante para demonstrar de forma lúdica e simples de entender quais são, como funcionam e por que todas as emoções são importantes.

Prestar atenção no que sentimos e saber distinguir todos os sentimentos e emoções é fundamental para ter equilíbrio emocional e, consequentemente, mais bem estar e qualidade de vida.

O Que é Equilíbrio Emocional?

A busca pelo equilíbrio emocional é cada vez mais difundida e compartilhada, além de ser considerada como uma das características mais requisitadas nos profissionais do futuro

Como você reage quando algo inesperado acontece? Quando alguém faz um comentário negativo sobre você, qual sua reação? Se irrita ou deixa passar?  A reação de uma pessoa demonstra como ela se comporta em situações inesperadas, e é justamente nesses momentos que o equilíbrio emocional se faz mais necessário.

Ao observar suas reações, fica mais fácil identificar quais situações se repetem e trabalhar os pontos que precisa para encontrar o equilíbrio que desenvolve a inteligência emocional.

3 formas de ter mais equilíbrio emocional

Agora que você já chegou até aqui, continue a leitura e aprenda três passos que vão te ajudar a viver de forma mais tranquila e leve.

1-      Pare um pouco!

Quando sentir que uma emoção intensa está vindo à tona, a primeira coisa a se fazer é parar e respirar. Às vezes, parar e fazer uma respiração longa antes de agir pode mudar tudo! Normalmente, as emoções nos fazem agir de forma abrupta e sem pensar, mas é importante sair do automático.

2-      Observe-se

Falando em sair do automático, coloque em prática essa segunda dica: observe-se. Ao parar e respirar quando surgir uma emoção, comece a se questionar e observar quais tipos de reações você pensa em ter frente a essas situações inesperadas. Ao compreender quais são os gatilhos que te tiram do seu centro, será possível evitá-los, controlá-los e aprender com eles de maneira mais eficiente.

Não se julgue ao identificar sentimentos como raiva, inveja ou vergonha. O intuito não é esse, mas entender e acolher todas as emoções.

3-      Solte a emoção

Você já reparou que muitas vezes pode estar apegado a alguma emoção? Que até mesmo se acostumou a viver com ela? Tenha em mente que você não é aquela emoção, apenas está abrigando-a por um tempo.

Assim, é importante se permitir sentir, mas também deixe a emoção se dissipar com o passar do tempo. Só podemos fazer isso quando impedimos que ela tome o controle da nossa conversa com nós mesmos, internamente. Ter consciência de que não somos a emoção é fundamental nesse processo de deixar ir.  

O que pode te ajudar nesse processo? Usar compostos fitoterápicos, homeopatia ou florais para o equilíbrio emocional podem ser dicas e auxiliares interessantes no processo de autoconhecimento e busca pelo equilíbrio emocional. Consulte a disponibilidade de opções na Farmácia de manipulação Hygia e conte com acompanhamento de profissionais especializados no assunto. 

Gostou de saber mais sobre equilíbrio emocional? Compartilhe esse conteúdo com um amigo que também pode se beneficiar em saber disso! 

Role para cima