Ir para o conteúdo

Conheça 5 benefícios que a caminhada pode te trazer

Conheça 5 benefícios que a caminhada pode te trazer

 

Atualmente, a rotina de trabalho da pessoas é passar a maior parte do tempo em uma cadeira operando um computador. Essa realidade traz inúmeros males à saúde, física e mental. Uma simples caminhada pode evitar ou eliminar esses problemas, além de garantir o bom funcionamento dos músculos e de todo organismo.

 

Que caminhar faz bem todo mundo sabe, mas quais são os reais benefícios desta prática física tão simples de fazer e tão importante para todos, você sabe? Para aprender 5 desses benefícios, continue a leitura!

O 5 maiores benefícios do hábito de fazer caminhada

A caminhada é um tipo de exercício classificado como aeróbico e pode ser feito por qualquer indivíduo, em qualquer idade e não requer condicionamento físico, muito pelo contrário, é com ela que se inicia a preparação do corpo para outras atividades mais intensas.

 

Para que a caminha impacte na qualidade de vida de uma pessoa e promova saúde é preciso fazê-la regularmente em conjunto com uma boa alimentação. Ou seja, se exagerar no churrasco, cerveja e refrigerante no final de semana, uma “caminhadinha” na segunda-feira não resolve! É preciso ter disciplina e construir o hábito de caminhar todos os dias para conseguir obter os efeitos.

 

Confira então o 5 maiores benefícios de manter o hábito de caminhar:

1-  Um cérebro mais aguçado e ágil nas respostas

Caminhar durante 40 minutos, 3 vezes na semana estimula o funcionamento do hipocampo do cérebro humano, região responsável pela memória espacial. Desta forma, sua atenção, detecção de movimento e memória fotográfica são estimulados. Além disso, quando existe um estímulo frequente nesta região do cérebro doenças degenerativas como Alzheimer e demência são prevenidas ou controladas.

2- Previne doenças

As caminhadas regulares colaboram na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e diabetes tipo 2. Isso porque, durante a caminhada, vários grupos musculares são estimulados e isso faz com que a circulação sanguínea seja regulada para manter a irrigação do corpo adequada, oxigenando melhor as células, melhorando a estrutura dos vasos e removendo parte da gordura na parede deles. Além disso, a caminhada também promove o aumento da densidade óssea.

3- Melhora sua postura

O trabalho estacionário, como dentro do escritório na frente da tela do computador, é um grande inimiga do coluna. As caminhadas recuperam e fortalecem a musculatura estrutural e devolve aos pouco a postura correta da coluna vertebral.

4- Reduz o estresses

Não existe rotina de trabalho que não estresse o ser humano. A repetição de funções, movimentos e obrigações degradam a paciência e consequentemente a saúde mental. Caminhadas ao ar livre relaxam o corpo, a mente e é um hábito que dá um “tempo” para o cérebro, que consegue repousar e reorganizar as ideias enquanto o corpo se exercita. Desta forma, o hábito também colabora no combate à depressão.

5- Melhora a qualidade do sono

Além de fortalecer a musculatura, a caminhada aumenta os níveis de serotonina, conhecida também como o hormônio da felicidade. Essa substância, promove o relaxamento do corpo e garante um sono mais profundo e restaurador que é fundamental para a produção do GH, hormônio do crescimento e responsável pela renovação das células.

 

É importante lembrar que esses são apenas 5 dos muitos benefícios de se fazer caminhadas regularmente e ao começar a praticar é preciso respeitar os limites de seu físico. Não é necessário iniciar a prática com 40 minutos contínuos, você pode aumentar o tempo gradativamente e, se quiser melhorar ainda mais os resultados, pode se preparar para começar a correr durante as caminhadas.

 

E então, gostou de aprender esses 5 benefícios que a caminhada pode te trazer? Se quiser aprender mais dicas e novos assuntos sobre saúde, continue navegando no blog!

Role para cima