Ir para o conteúdo

Confira 5 dicas para curtir bem o carnaval

Com a maior comemoração do Brasil batendo à porta é importante lembrar que a saúde e o bem-estar não devem ser colocados em risco. Embora muita gente não tenha essa consciência, é possível, sim, aproveitar a festa de maneira moderada, se divertindo e se cuidando ao mesmo tempo.

Então, se você deseja curtir essa festa sem colocar a sua saúde em risco, aproveite as 5 dicas que preparamos para você curtir o carnaval.

Dica 1: lembre de deixar as vacinas em dia

Com tanta gente dividindo o mesmo espaço, nós nunca conseguimos prever quem está ao nosso lado e que tipo de doenças podem ser espalhadas pelo ar ou pelos fluidos corporais. Por isso, deixar as vacinas em dia é um ponto muito importante antes de sair às ruas para comemorar.

O perigo pode estar por todos os lados, seja nas garrafinhas, fontes de bactérias e tétano, ou na exposição a doenças como sarampo e viroses que são facilmente transmitidas. Assim, quando você coloca as vacinas em dia dá pra curtir o carnaval sem ter que se preocupar tanto com isso.

Dica 2: use preservativo

Embora essa seja uma dica que se aplica a qualquer época do ano, usar preservativo é uma das melhores saídas para não contrair uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), se livrando de um problema que pode te acompanhar o ano todo.

A sífilis, os tipos de herpes e a tão temida AIDS são apenas alguns dos problemas que poderão ser encarados caso você opte por um sexo sem proteção. Afinal, o carnaval foi feito para curtir e a única coisa que deve permanecer após o seu fim é a felicidade dos bons momentos vividos.

Outra observação importante é que a pílula do dia seguinte não pode ser usada de maneira rotineira, principalmente se estamos falando de uma comemoração longa e intensa como o carnaval. Por conter uma grande quantidade de hormônios, o excesso de álcool aliado à pílula pode ser um grande problema. Por isso, para evitar a necessidade do uso da pílula e a contração de DSTs, a melhor dica para curtir bem o carnaval é: camisinha sempre!

Dica 3: hidrate-se

Com toda a agitação da festa muita gente acaba se esquecendo de beber água e isso pode ser um problema enorme, principalmente para quem vai aos blocos de rua sob um sol escaldante.

Quando a água é ingerida na quantidade certa é possível manter o corpo hidratado fazendo com que se evite o ressecamento e as queimaduras sobre a pele, além de diminuir a possibilidade de mal estar, ressaca e tonturas.

Dica 4: comer em intervalos de 3 horas

Essa é uma dica que, além de poder ser usada o ano inteiro, também se aplica ao carnaval. Ao comer a cada três horas você consegue manter a energia do corpo e, ainda por cima, repor as vitaminas e minerais que são eliminados pelo álcool ou pelo suor.

Dica 5: não extrapolar com comprimidos e energéticos

Ao decidir tomar comprimidos e bebidas energéticas é importante lembrar que eles possuem um alto teor de cafeína e, por isso, poderão causar insônia e atrapalhar consideravelmente o descanso do corpo para prosseguir na folia.

Além disso, ao misturar cafeína com álcool, o risco de arritmia é maior, além das palpitações cardíacas.

Essas são apenas algumas dicas simples, mas que poderão fazer toda a diferença no seu carnaval.

Role para cima