Ir para o conteúdo

Como ter cabelos e unhas mais saudáveis? Descubra o segredo!

Resultado de imagem para Como ter cabelos e unhas mais saudáveis?

Cuidar das unhas e cabelos é parte natural na rotina de beleza da maioria das mulheres, mas esse é um assunto delicado para muitas delas. Isso porque pode ser um desafio manter os fios sedosos e brilhantes, além das unhas fortes e bonitas o tempo todo. Está tudo bem quanto a isso, não se cobre tanto!

 

Além disso, mais do que visitas frequentes ao salão de beleza, é importante cuidar da sua saúde. Alguns cuidados diários podem contribuir muito para isso e os resultados refletem na visível melhora dos cabelos e unhas. Afinal, nosso corpo é um grande organismo, todo conectado! Portanto, o segredo está em melhorar seus hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável. Isso garante resultados prósperos, a longo prazo.

 

É importante ter atenção à saúde das madeixas e das unhas por outro motivo também. Eles são ótimos indicadores da sua saúde como um todo, e podem revelar a presença de possíveis doenças ou carências nutricionais. Atenção para cabelos e unhas fracas, quebradiças e opacas.

 

Alimentos que melhoram a saúde de cabelos e unhas

A alimentação correta e variada nutricionalmente é muito importante para a saúde e beleza dos cabelos e unhas. Opte sempre por alimentos equilibrados e com a variedade de nutrientes necessária para o bom funcionamento do organismo. Variar as cores e nutrientes dos pratos é muito importante. Por isso, dietas restritivas não são recomendadas, uma vez que podem causar deficiência de nutrientes, deixando os cabelos e as unhas enfraquecidos, quebradiços e opacos, além de ocasionar diversos problemas de saúde.

 

Nutrientes importante para a saúde de cabelos e unhas são:

  • Colágeno

Tem a função de agir na formação e na renovação das fibras de sustentação da pele, promovendo a redução da flacidez e prevenindo estrias. Pode ser encontrado nos nos alimentos, como tutano bovino e algas.

  • Biotina

Sua função é auxiliar na síntese da queratina, uma proteína. Nos alimentos, estão presente na gema de ovo e castanhas e promovem vários benefícios, como cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.

  • Vitamina C

Nos alimentos estão nas frutas cítricas. Sua função é neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. Promove benefícios como controlar o envelhecimento precoce.

  • Ômega-3

Tem como principal função combater processos inflamatórios e estimular a produção de elastina. Nos alimentos, está presente em peixes e linhaça. Seus benefícios são muitos, como melhorar o aspecto e o grau da celulite.

A falta de cálcio, zinco e cobre podem deixar cabelos e unhas frágeis e quebradiços, promover a queda de cabelo e o surgimento de manchas brancas nos fios, respectivamente.

 

Por isso, se observar alguma diferença na saúde dos fios e unhas, não deixe de consultar um médico para avaliar as causas.

 

O que incluir na rotina alimentar?

Você percebeu como uma alimentação equilibrada pode ser o diferencial que faltava para a saúde dos fios e unhas. Confira alguns alimentos ricos em alguns nutrientes que citamos acima:

  • Laranja, acerola, kiwi, abacaxi, limão, morango e mamão são ricos em vitamina C;
  • Peixes de água fria, como sardinha, arenque e salmão, linhaça, castanhas, nozes e óleos vegetais, por exemplo, são ricos em ácidos graxos essenciais;
  • Ostra, legumes e nozes são ricos em zinco;
  • Alimentos integrais para obter a niacina, um aminoácido;
  • Grãos integrais, vegetais de folhas verdes-escuras e sementes para ajudar a adquirir vitamina E.

Pode ser interessante usar suplementos para garantir a quantidade necessária de certos nutrientes. Alguns deles são o Composto plus vitamínico para o cabelo e o Composto Vitamínico para Queda Capilar, indicados para estimular o crescimento forte e saudável dos cabelos e unhas. Confira essas e outras opções disponíveis na Farmácia Hygia.

Consulte sempre um médico, nutricionista ou nutrólogo para a realização de exames e acompanhamento individual.

Role para cima