Ir para o conteúdo

5 dicas para ter uma rotina mais saudável

5 dicas para ter uma rotina mais saudável

 

Quando a modernidade atinge o nosso dia a dia, conseguimos perceber com mais clareza quais efeitos negativos ela vem trazendo, principalmente para a nossa saúde. Por isso, precisamos estar atentos aos nossos limites e a como lidamos com eles.

Embora já tenhamos nos apegados à rotina, ainda é possível mudar e se reeducar para conseguir se tornar uma pessoa mais saudável e mais proativa para com a sociedade e para com o que ela pode nos oferecer. Sabendo disso, trazemos, a seguir, 5 dicas simples que podem te ajudar a ter uma rotina mais saudável.

Dica 1: hora de acordar

Embora saibamos que pode ser um pouco difícil, acordar cedo faz muito bem para a saúde. Levantar pela manhã pode ser o primeiro passo rumo a uma rotina mais saudável.

O correto é que você possa encontrar o horário ideal para despertar, conciliando-o a uma boa noite de sono, cuidando, assim, duplamente de sua saúde. Não faça mudanças drásticas, apenas se adeque lentamente ao seu próprio processo biológico de mudança de rotina.

Caso 6h seja muito cedo para você, tente acordar às 8h e, aos poucos, vá diminuindo alguns minutinhos no despertador.

Dica 2: arrume a cama

Embora pareça uma tarefa sem importância, arrumar a própria cama pode ser uma tarefa divertida e que traz a sensação de dever cumprido logo pela manhã. São os pequenos desafios que nos movem e as boas sensações também, por menores que sejam.

Além disso, cumprir pequenos feitos ao longo do dia pode te incentivar a concluir tarefas mais complexas, pois já estará motivado o suficiente para colocá-las em prática. Além disso, ao chegar em casa após um dia cansativo de trabalho, não há nada mais satisfatório do que ter uma cama bem organizada e limpa para se deitar e descansar.

Dica 3: alongamento

O alongamento não precisa ser feito, necessariamente, apenas antes de exercícios físicos. Ao acordar, é possível se alongar e mudar a sua rotina, o que faz bem ao cérebro, podendo até contribuir para prevenir o Alzheimer.

Além disso, o alongamento também é capaz de melhorar o seu desempenho durante atividades físicas e diminuir o risco de contrair lesões que podem ser ocasionadas até pelas tarefas mais corriqueiras.

Tire apenas dois minutinhos do seu dia, de preferência pela manhã, como já dissemos, para se alongar e, provavelmente, se sentirá bem melhor.

Dica 4: beba água

Quando você dorme, fica quase impossível ingerir água, correto? É pensando exatamente nisso que te damos essa dica. Para ter um sono saudável, é preciso dormir de 5 a 8 horas diárias, o que, infelizmente, nos leva a falta de hidratação.

Por isso é tão importante se esforçar para beber pelo menos 1 litro de água ao longo do dia, o trará benefícios para o metabolismo, ajudando na liberação de toxinas que podem fazer mal.

Dica 5: banho quente

Além de trazer a sensação de frescor, o banho quente pode tornar sua rotina ainda mais saudável. Com ele, o seu estado de bem-estar físico melhorará drasticamente e os seus sistemas digestivo e imuno

Role para cima