Ir para o conteúdo

5 dicas para evitar a trombose e se exercitar

Resultado de imagem para 5 dicas para evitar a trombose e se exercitar"

5 dicas para evitar a trombose e se exercitar

 

Se você leva uma vida sedentária, passa a maior parte do tempo sentado(a) na mesma posição ou então tem alguma tendência ou histórico familiar de problemas circulatórios, saiba que você pode estar no grupo de risco para desenvolver trombose. Desta forma, é preciso saber como evitar o problema, que afeta milhões de pessoas em todo mundo e, em casos extremos, pode levar a morte.

 

A trombose venosa profunda ou TVP é classificada como uma doença cardiovascular que tem seu surgimento a partir de um coágulo sanguíneo formado profundamente nas veias. Desta forma, pode criar um bloqueio total ou parcialmente o fluxo sanguíneo de volta para o coração e causar danos nas válvulas unidirecionais.

 

Continue a leitura e saiba mais.

Quais são as causas da Trombose Venosa Profunda?

A trombose venosa pode causar 3 principais consequências: varizes, inchaço e embolia pulmonar, que pode acontecer em 30% dos casos de TVP.

 

Confira a lista de principais causas da TVP:

 

  • Vida sedentária;
  • Muito tempo sentado(a) ou deitado(a);
  • Tratamentos hormonais e uso de anticoncepcionais;
  • Hereditariedade;
  • Gravidez;
  • Obesidade;
  • Presença grande de varizes;

 

5 dicas para se prevenir da trombose

Assim como todo mal que acomete o corpo, a principal forma de prevenir é praticando alguma atividade física regularmente em companhia de uma boa alimentação. Além disso, você pode usar as 5 seguintes dicas para se prevenir desta doença:

 

1- Evite ficar parado na mesma posição por muito tempo, alongue seu corpo e se movimente durante, pelo menos, 1 hora por dia.

 

2- Não use calças, meias e nem calçados apertados. Evite sentar ou ficar em pé com as pernas cruzadas, busque sempre posições que facilitam a circulação sanguínea.

 

3- Crie hábitos saudáveis e elimine vícios prejudiciais à saúde (alcoolismo, tabagismo e quaisquer outras dependências químicas).

 

4- Verifique sempre sua pressão arterial, caso esteja detectando alterações frequentes procure um médico.

 

5- Se você se encaixa em 2 ou mais das principais causas da TVP, informe seu médico mesmo não identificando sintoma algum.

 

Pronto, praticando algum tipo de exercício regularmente, acompanhado de bons hábitos alimentares e mais essas 5 dicas, pode ter certeza que estará bem protegido(a) contra a trombose. Não esqueça de visitar seu médico regularmente! Para aprender mais dicas de saúde, continue no blog!

 

 

 

 

 

Role para cima